curso de cuidadora 2022 - Uma visão geral



O editorial “Envelhecimento e desigualdades: políticas do proteçãeste social aos idosos em função da Pandemia COVID-19 pelo Brasil”, publicado na Revista Brasileira do Geriatria e Gerontologia (vol. 23, no. seis), pelo Grupo do Trabalho por Envelhecimento e Saúdo Coletiva da Associação Brasileira por Saúdo Coletiva (ABRASCO), traz preocupações recorrentes da situaçãeste do idoso pelo Brasil principalmente frente a situação vivida na COVID-19.

O texto deixa claro de que as iniquidades ficaram Muito mais escancaradas na vigência da pandemia, revelando propriedades pelo País do futebol, distintas da de outros países, sendo elas: a pandemia tem uma face Ainda mais jovem, Ainda mais preta, Ainda mais feminina, mais idadista, mais elitista e Muito mais sofrida. Nesse sentido, urgem medidas de que consigam evitar 1 gerontocídio, fortalecendo a proteção social das vizinhos idosas nos diversos espaçESTES onde as encontramos.

A verdade é que pelo Brasil envelhece-se mal e precocemente. Assim, as mortes pela COVID-19 nãeste refletem tanto a composição etária, porém, sobretudo, o fato da ausência por políticas para um envelhecimento ativo e saudável, centrado em promoção da saúpor, do aprendizagem ao longo da vida, por participação cidadã e proteçãeste Destes Muito mais fragilizado.

É necessário expandir e reforçar as políticas públicas de modo a a atenção primária em saúpor, criar estraté especialmentegias de monitoramento remoto, garantir insumos por sobrevivência, oferecer orientações concretas e suporte às ILPIs, cuidar dos idosos qual vivem em situação por rua, apoiar os idosos de que cuidam de idosos ou qual ainda trabalham na informalidade para tua subsistência, além do garantir abordagem humanitária e cuidados paliativos, quando necessário. A ser Assim sendo, as políticas públicas precisam ser feitas utilizando as pessoas e nãeste para as vizinhos.

Na sequência, este professor Kenio Costa do Lima fala 1 pouco A respeito de as desigualdades a que as pessoas idosas estãeste submetidas e as faces de que sãeste evidenciadas em relação às pessoas idosas na atual pandemia.

Alexandre da Silva é doutor em Saúpor Pública e professor da Faculdade de Medicina do Jundiaí (FMJ) trabalhando utilizando as temáticas do racismo e envelhecimento. Este referido professor é membro do grupo por produção Racismo e Saúdo e Envelhecimento e Saúdo Coletiva da ABRASCO. No editorial “O envelhecimento na perspectiva do racismo e por outras formas por discriminaçãeste: influências Destes determinantes institucionais e estruturais de modo a a vida DE pessoas idosas” publicado na Revista Brasileira do Geriatria e Gerontologia (vol. 22, pelo. 4), autor chama a atençãeste para as iniquidades raciais presentes na vida DE vizinhos negras que, muitas vezes, impossibilitam a chegada até os 60 anos por idade, que é um conceito amplamente usado de modo a definir uma pessoa tais como idosa. Este texto mostra como injustiças são naturalizadas em nosso país por meio do práticas no campo da política, dos serviçESTES, pelas instituições e, considerando este impacto do racismo, repercutindo na dificuldade da populaçãeste negra em envelhecer usando dignidade, justiça e dentro DE recomendações de modo a este envelhecimento ativo.

Este ponto focal da conversa foi pautado acerca DE desigualdades raciais, do gênero e sociais pelo envelhecimento do Centro Internacional da Longevidade.

1. Quanto este racismo é responsável através menor expectativa por vida do negro?

Amplamente. É difícil precisar 1 valor aproximado porque ainda nãeste tivemos pelo País do futebol um estudo cujo foco tenha sido esse. Este que se pode afirmar é que a trajetória de uma pessoa negra (preta ou parda) já começa em situação de desigualdade ainda antes de nascer, quando já se observa a excelência e quantidade das consultas pré-natais do mulheres negras, passando pelas causas do mortalidade na fase jovem e adulta da pessoa negra e, quando Praticamente essas barreiras são ultrapassadas, o envelhecimento não será semelhante ao de outros grupos de idosos.

2. O fato de ser uma pessoa idosa aumenta a percepção do racismo?

Sim, em uma análise que fiz utilizando dados do Estudo Longitudinal da Saúpor dos Idosos (artigo em andamento), os idosos pretos tiveram uma elevado percepção quando comparado a idosos brancos e até pardos de de que a cor da pele e a idade aumentam a discriminaçãeste percebida nos locais onde reside. Isso Têm a possibilidade de gerar diversas repercussões na vida social, pelo corpo, nos aspectos emocionais, produção e aprendizado ao longo da vida.

3. O negro de que chega a ser idoso possui as mesmas condições de acessar o sistema do assistência social qual os não negros?

Desconheçeste alguma pesquisa qual tenha investigado esse aspecto com elevado profundidade. Este que posso deduzir é de que provavelmente sim, considerando a reduçãeste por recursos físicos dos serviços sociais, principalmente em territórios das periferias. Há identicamente conjuntamente a baixa escolaridade dos idosos negros, a insuficiência familiar de que reduz este auxílio de modo a a busca desses serviços e, infelizmente, práticas institucionais de que invisibilizam as demandas específicas do idosos negros.

4. A diversidade cultural do negro idoso é respeitada na Instituiçãeste por Longa Permanência para Idoso (ILPI)?

Na Enorme maioria das vezes, nãeste. Considerando ESTES perfis DE ILPI que costumam receber idosos negros, há muita precariedade na oferta do serviçESTES e por atendimento humanizado e curso de cuidador de idosos individualizado. Já constatei ILPI que compartilhavam itens pessoais do entendimento utilizando este biotipo de residentes. Isso chega a ser violento. Não são espaços promotores do envelhecimento ativo.

5. Os profissionais estão aptos a lidar usando vizinhos vítimas do racismo a vida inteira, ou a supremacia da branquitude considera a pauta negra vitimista?

Entendo qual a maioria nãeste está apta. Tivemos 1 processo por democratizaçãeste pelo qual este racismo foi 1 Destes seus pilares, infelizmente, e nãeste apagou as marcas da escravizaçãeste pelo País do futebol. Estruturamos uma sociedade e suas instituições com práticas que discriminam o tempo todo (no trabalho, pelo ensino, na conjugalidade, no lazer e por aí vai). Várias instituições já avançaram na tentativa do desconstruir práticas racistas e rever o privilfoigio da branquitude. Mas ainda temos amplamente este que mudar, como nas posições de tomada do decisãeste e do gestão da economia, do manejorefregatráfego, da saúde e da previdência ainda há muitas práticas racistas qual se manifestam pela omissãeste ou redirecionamento do investimento ou por narrativas unilaterais, desprovido o protagonismo e escuta da voz do idoso negro identicamente conjuntamente. É incorreto e desrespeitoso mostrar do “vitimismo” a voz do outro (aqui, o negro) que reivindica seus direitos e oportunidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *